Com o avanço da tecnologia e comprovando a sua eficiência, os sistemas de LED vêm conquistando o mercado e se destacando por apresentar inúmeras vantagens. No entanto, muitas informações são associadas ao LED, por isso vamos desvendar abaixo os mitos e confirmar as verdades sobre essa tecnologia.
Veja a seguir:
1- Luminária LED é mais cara? VERDADE.
A diferença de preços para uma luminária comum ainda existe! Com o desenvolvimento e avanço da tecnologia, essa diferença vem diminuindo, ao mesmo tempo em que as vantagens aumentam proporcionalmente. Contando que a economia com luminárias LED pode reduzir até 80% da conta de energia elétrica e sua vida útil é de até 50.000 horas de uso, a alta durabilidade, a dispensa de manutenção e os altos índices economia compensam o investimento inicial.
2- Luminárias LED não iluminam grandes áreas? MITO.
Altamente eficientes com a tecnologia LED, as luminárias e os projetores são exemplos de produtos para iluminação ampla, assim como o modelo e a variedade de potências podem fazer diferença no efeito de iluminação proporcionando robustos feixes de luz, se tornando hoje a principal opção para iluminação de galpões industriais, ginásios, mineradoras, avenidas, torres de iluminação já são iluminados inteiramente com elas.
3 – Para serem substituídas, as luminárias de LED precisam de adaptadores? MITO.
As luminárias LED podem ser substituídas com retrofit, que é um processo de modernização de equipamentos já considerados ultrapassados ou fora de norma. Sendo assim, a substituição é simples, somente trocar desligar os fios de uma e ligar na outra. Ao comprar suas luminárias LED, você não precisa se preocupar com adaptadores ou dificuldades de substitui-las.
4 – O LED pode ser descartado em lixo comum? MITO.
Sabemos que a escolha por lâmpadas de LED é sustentável e contribui em muito para a manutenção do equilíbrio ambiental. Mas a grande questão é como realizar a destinação correta das lâmpadas de LED para elas não acabarem se tornando um problema.
A maioria dos componentes da lâmpada podem ser reciclados, justamente pela não utilização de metais pesados e mercúrio na sua fabricação. O reciclado pode ser reaproveitado na fabricação de outros produtos industriais. Quando for feito o descarte das lâmpadas de LED usadas é muito importante não joga-las junto com o resíduo reciclável de vidro, nem mesmo junto ao lixo comum. A forma correta é destina-las para reaproveitamento de seus itens recicláveis. Procure embalá-la bem em papel ou caixa de papelão ou qualquer outro recipiente que evite que ela quebre ou tenha atrito.
Para fazer o descarte de maneira correta a recomendação a você procurar postos que aceitam lâmpadas comuns ou até mesmo a prefeitura de sua cidade ou empresas que são especializadas neste tipo de tratamento.
Mitos ou verdades, as vantagens de ter uma iluminação em LED são inquestionáveis e cada vez mais a procura pela iluminação de LED vem crescendo no Brasil. Para a iluminação pública e industrial, apostar na tecnologia de LED pode reduzir quase a zero o tempo com manutenção e garantir uma redução significativa da conta no final do mês. A sugestão ainda é que ao planejar a iluminação, seja realizado um projeto luminotécnico para definir à melhor disposição das luminárias no seu ambiente e o tipo ideal de aplicação, com isso economizar ainda mais.
Clique aqui e leia a matéria sobre Erros cometidos pelas empresas ao adquirir Iluminação de LED.