Bom na hora da escolha da luminária ideal para aplicação, você pode se deparar com luminárias com estas duas características, mas afinal qual seria a melhor opção?
Isso depende da aplicação.
Trouxemos esse artigo para direcionar o usuário a escolha mais adequada para sua necessidade sem levantar falsas bandeiras, mas trazer informação relevante sobre iluminação com objetivo de deixar o usuário mais satisfeito possível com o seu projeto!
Vamos lá?
A escolha entre difusor de vidro ou policarbonato para uma luminária industrial depende de vários fatores, como o ambiente em que será instalada, o tipo de iluminação desejada e as condições de trabalho da luminária.
Sobre a lente em Policarbonato
O primeiro ponto que devemos ressaltar é que os difusores em policarbonato utilizadas em luminárias industriais necessitam de proteção contra raios UV, que por sua vez são exigidos nos ensaios laboratoriais para a certificação conforme as portarias do INMETRO.
Entretanto o policarbonato também pode ser afetado por fatores ambientais, como calor, umidade e poluentes, que podem acelerar o processo de amarelamento comprometendo sua capacidade de transparência e cor original, consequentemente comprometendo seu fluxo luminoso.
Ou seja, a exposição do policarbonato em aplicações industriais, onde o ambiente é considerado severo, contendo altos índices poluentes, gases e altas temperaturas, observa-se a oxidação do policarbonato, tornando o material amarelado.
Enfim, para garantir a vida útil informada pelo fabricante da luminária é importante se atentar às aplicações, ou seja, o ambiente onde a luminária estará sendo instalada. Não expondo o material a condições industriais severas.
A luminária com cobertura em policarbonato traz a ideia de um produto mais leve e compacto, logo se aplica para ambientes menos agressivos na indústria.
Sobre o difusor em vidro
O vidro é um material com diversas vantagens para aplicações em luminárias industriais, especialmente em locais onde as condições são severas. Algumas das vantagens do vidro incluem:
- Alta resistência térmica: O vidro é capaz de suportar altas temperaturas sem se deformar ou perder a transparência, tornando-o uma excelente opção para luminárias em locais com altas temperaturas.
- Alta resistência mecânica: O vidro é um material muito resistente a impactos e vibrações sem quebrar ou rachar, tornando-o uma boa escolha para luminárias industriais em locais onde há risco de impactos ou vibrações.
- Resistência química: O vidro é resistente a muitos produtos químicos e não reage com a maioria dos produtos químicos comuns, tornando-o uma opção segura para ambientes industriais onde podem estar presentes substâncias químicas corrosivas.
- Durabilidade: O vidro é um material durável e resistente ao desgaste, o que significa que as luminárias fabricadas com vidro podem ter uma vida útil mais longa do que as luminárias feitas com outros materiais.
- Facilidade de limpeza: O vidro é um material fácil de limpar e manter, tornando a manutenção das luminárias mais simples.
O que também é relevante ressaltar que o tipo de vidro utilizado em luminárias industriais, são especiais atendendo as normas, testes e ensaios exigidos pelo Inmetro por vezes mais resistentes que vidros comuns. O que certifica a vida útil da luminária anunciada pelo fabricante.
Por fim, reforçamos que a melhor alternativa é aquela que melhor se encaixa a sua necessidade, e cumpre com a entrega do melhor resultado, eficiência e durabilidade.
E, por falar em luminária industrial destinada para áreas mais agressivas, com altos índices de poeira, vapores e gases, não podemos deixar de mencionar a linha Timbó – CLT da Conexled.
Conheça mais neste vídeo!