O que vem movimentando o celeiro do mundo?

Como a agroindústria está evoluindo na América Latina e no Brasil, impulsionada pela sustentabilidade.

O termo “celeiro do mundo” geralmente se refere a regiões ou países que são importantes produtores e exportadores de alimentos para o mundo. Existem diversas regiões que são consideradas celeiros do mundo, mas especialmente  queremos falar sobre o Brasil e a América Latina. Os principais produtores agrícolas e exportadores destes produtos.

Sabemos que o que vem movimentando a agroindústria por aqui são as possíveis soluções e parcerias para que a protagonista dos últimos anos possa brilhar, a sustentabilidade!

Veja alguns números da agroindústria no Brasil e na América Latina:

  • A América Latina é uma das regiões mais importantes do mundo em termos de produção agrícola, sendo responsável por cerca de 10% da produção global.
  • A agroindústria é responsável por cerca de 23% do PIB brasileiro e emprega cerca de 18% da população ativa do país.
  • A região da américa latina  é grande exportadora de produtos agrícolas, como soja, café, frutas e carne bovina.
  • A América Latina é uma das principais regiões exportadoras de alimentos e produtos agrícolas do mundo. Em 2021, as exportações de produtos agrícolas atingiram US$ 121 bilhões, um aumento de 19,7% em relação ao ano anterior. Os principais produtos exportados pela região são soja, carne bovina, café, frutas e açúcar.

Diante dos dados apresentados, conseguimos ter uma ideia  do impacto positivo que poderíamos ter da agroindústria como aliada à sustentabilidade.

Para irmos um pouco mais a fundo, e entender de fato o grande processo que envolve a agroindústria, veremos aqui seus principais setores onde ela está envolvida.



A cadeia produtiva agrícola na América Latina

Produção agrícola, que envolve o cultivo de grãos, frutas, verduras, legumes, cana-de-açúcar, café, entre outros produtos. 

Pecuária também é uma atividade importante, que envolve a criação de gado, suínos, aves, entre outros animais para produção de carne, leite, ovos e outros produtos de origem animal.

Agroindústria de transformação, que envolve a transformação dos produtos agrícolas em alimentos processados, como açúcar, óleos vegetais, farinhas, derivados de leite, carnes processadas, entre outros produtos.

Agroindústria de biocombustíveis também é uma atividade importante na região, que envolve a produção de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, a partir de matérias-primas agrícolas, como cana-de-açúcar e soja.

Insumos agrícolas, como fertilizantes, agrotóxicos, sementes, máquinas e equipamentos agrícolas, também fazem parte da cadeia produtiva agrícola na América Latina, pois são essenciais para a produção agrícola.

Comércio e a logística, que envolvem a comercialização e transporte dos produtos agrícolas e agroindustriais.



Agroindústria de Sustentabilidade

A agroindústria de sustentabilidade é um termo em crescimento e principalmente em desenvolvimento na América Latina, e tem como objetivo conciliar a produção agrícola e industrial com a preservação ambiental e o desenvolvimento social. 

A produção agrícola pode contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa, por meio de práticas como o plantio direto, a rotação de culturas, o uso de fertilizantes orgânicos e a redução do desperdício de alimentos. Além disso, a produção de biocombustíveis a partir de fontes renováveis também pode contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa no setor de transporte.

Diante da complexidade da cadeia e a robustez em seus números, a responsabilidade vem de igual parcela quando o tema é sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

As principais características da agroindústria de sustentabilidade estão no uso de tecnologias mais limpas, a redução do desperdício, a gestão eficiente de recursos naturais, a preservação da biodiversidade, a valorização da mão de obra local, entre outras.

Na América Latina, existem várias iniciativas voltadas para a agroindústria de sustentabilidade. Um exemplo é o programa Aliança do Pacífico Verde, que envolve os países da Aliança do Pacífico (México, Peru, Chile e Colômbia) e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social por meio de práticas sustentáveis na agroindústria.

Outro exemplo é o programa Agricultura de Conservação, que incentiva a adoção de práticas sustentáveis na produção agrícola em países como Brasil, Argentina e Paraguai. Entre as práticas incentivadas estão a rotação de culturas, o uso de técnicas de plantio direto, a adoção de sistemas agroflorestais, entre outras.

Além disso, a América Latina também é um importante produtor de alimentos orgânicos e agroecológicos, que são produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Esses produtos têm crescido em popularidade e demanda, tanto nos mercados locais como nos mercados internacionais.

Em resumo, a agroindústria de sustentabilidade é um setor em expansão na América Latina, e tem se mostrado uma alternativa viável para conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.



A responsabilidade da Agroindústria sobre o efeito estufa 

Em resumo, o efeito estufa tem impactos significativos na produção agrícola, mas também há oportunidades para a agroindústria contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa e para a adaptação às mudanças climáticas.

A produção agrícola pode ser afetada pelo aquecimento global de várias formas. Um dos principais efeitos é a mudança no regime de chuvas, o que pode levar a secas ou enchentes em áreas que antes tinham um clima mais regular. Além disso, o aumento da temperatura média pode favorecer o surgimento de pragas e doenças nas lavouras, afetando a produtividade e a qualidade dos alimentos produzidos.

Além de todas as alternativas apresentadas, na agroindústria de sustentabilidade, podemos citar uma das contribuições efetivas que não podemos deixar de comentar é a troca da iluminação convencional por LED. 

Ah mas isso você já deve saber! O que talvez seja um ponto alto desta matéria, é que existem luminárias mais adequadas ao processo produtivo na agroindústria oque possibilita além da redução do consumo de energia, é a redução da troca e manutenção. O que significa menos descartes no meio ambiente, e uma economia significativa para a empresa.

Vejamos o esquema abaixo sobre as etapas do processo de beneficiamento de grãos:


Cada processo possui sua particularidade como poeira, vapor, alta temperaturas, vibração e atmosferas explosivas e a aquisição do equipamento de iluminação adequado para cada área, é de extrema relevância para garantir uma vida útil prolongada, e um funcionamento adequado por muitos anos sem queimas e trocas. 

Os maiores produtores agrícolas iluminam com a Conexled 

Confira alguns projetos realizados na indústria agro.



Quais os 3 principais benefícios da iluminação LED na agroindústria? 

  1. Eficiência energética: as lâmpadas LED possuem um consumo de energia significativamente menor do que as lâmpadas convencionais, o que ajuda a reduzir os custos operacionais.
  1. Durabilidade: as lâmpadas LED possuem uma vida útil mais longa do que as lâmpadas convencionais, o que ajuda a reduzir os custos de manutenção e substituição.
  1. Redução do impacto ambiental: como as lâmpadas LED consomem menos energia e possuem uma vida útil mais longa, elas contribuem para reduzir a pegada de carbono da agroindústria.


LED na Agro é eficiente, sustentável e rentável!

Se você precisa conhecer qual a solução mais indicada para seu processo produtivo, 

fale agora com nossos especialistas!

Somos energia em movimento

SAC e Assitência técnica

Precisa anexar um arquivo? *
Tamanho máximo: 10 MB
Apenas: PDF, JPEG, PNG, ZIP ou RAR

Forneça para Conexled

A Conexled procura constantemente novos fornecedores para seus negócios.

Se você tem interesse em ser um de nossos parceiros, preencha o formulário abaixo.

Please select form to show

Seja um representante

Quer ser um representante da Conexled?

Se você tem interesse em ser um parceiro da marca, preencha o formulário abaixo.

Representa alguma marca em outro segmento? *
Qual marca?
Qual segmento?
Já representou alguma empresa de iluminação em led anteriormente? *

Fale com um especalista

Ficou com alguma dúvida, ou precisa de ajuda para escolher a melhor solução para seu projeto? 

Fale diretamente com um de nossos consultores. 

Qual sua nescessidade? *
Qual a melhor forma de contato? *